Todos sabemos que quando um acidente de trabalho acontece, vários factores entraram em acção anteriormente por forma a permitir que o acidente aconteça.
Podemos pois comparar um acidente laboral com aquilo que acontece quando enfileiramos um conjunto de pedras de dominó e depois damos um empurrãozinho numa delas. O resultado é que as pedras acabam por se derrubar umas ás outras até que a última caia.
Podemos imaginar portanto que quando um acidente ocorre cinco factores se conjugam e completam da seguinte forma:
1º- AMBIENTE SOCIAL O ambiente social do trabalhador relaciona-se com dois factores principais: - Hereditariedade e influência Social. ( as características físicas e psicológicas do individuo são determinadas pela hereditariedade transmitida pelos Pais. Por outro lado o comportamento de cada um é muitas vezes influenciado pelo ambiente social em que cada um vive).
2º- CAUSA PESSOAL está relacionada com o conjunto de conhecimentos e habilidades que cada um possui para desempenhar determinada tarefa num dado momento.
A probabilidade de envolvimento em acidentes aumenta quando as condições psicológicas não são as melhores, (depressão) ou quando não existe formação ou treino suficiente.
3º- CAUSA MECÂNICA diz respeito ás falhas materiais existentes no ambiente de trabalho.
Quando o equipamento não apresenta protecção, quando a iluminação é deficiente, quando não existe boa manutenção, os riscos de acidente aumentam consideravelmente.
Nota: Quando um ou mais dos factores anteriores se manifestam, ocorre o ACIDENTE que pode provocar ou não LESÃO no trabalhador.
Sem comentários:
Enviar um comentário